terça-feira, 19 de março

Voltemos ao Evangelho

O blog Voltemos ao Evangelho nasceu com o grandioso intuito de proclamar as Boas Novas, chamando os cristãos para voltarem à centralidade da glória de Deus, na face de Cristo, e ao fundamento das Escrituras. Fundado em 2008 por Vinicius Musselman Pimentel, com a ajuda de vários colaboradores, o VE se empenhou em disponibilizar textos e vídeos online de diversos pregadores do mundo inteiro. Hoje, o VE serve a igreja de fala portuguesa como parte do Ministério Fiel.

O paraíso é uma vida eterna de alegria no infinito valor de Cristo

Vídeos

Segundo o Breve Catecismo de Westminster, "o fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre". John Piper comumente afirma que as duas coisas (glorificar a Deus e gozá-lo) na verdade são só uma, pois "Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele". No céu, isso se dará de forma plena, sem as inúmeras barreiras que nos impedem de adorar a Deus plenamente e nos alegrarmos nele plenamente. É sobre isso que John Piper fala neste vídeo.

Assista ao Vídeo

Porque “aceite a Jesus em seu coração” é supersticioso e antibíblico

Vídeos

Estou convencido de que muitas pessoas em nossas igrejas estão simplesmente se esquecendo da vida de Cristo. Muito disso tem a ver com o que vendemos para eles como sendo o evangelho. "Faça esta oração, aceite a Jesus em seu coração, convide a Cristo para entrar em sua vida". Não deveria nos preocupar que não existe tal oração supersticiosa no Novo Testamento? Não deveria nos preocupar que a Bíblia nunca usa as frases: "Aceite Jesus em seu coração" ou "Convide a Jesus para entrar em sua vida"?

Assista ao Vídeo

“Seja uma boa menina” não é o evangelho

Vídeos

Qual é a mensagem do cristianismo? Para algumas pessoas é "seja uma boa menina(o) e Deus irá aceitá-la". Essa não é a mensagem do evangelho, mas do legalismo. Certamente, a graça "nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente" (Tito 2.12), mas com consequência de sermos aceitos por Deus, com base nos méritos de Cristo e não nos nossos, senão não seria graça! É sobre isso que Elyse Fitzpatrick nos desafia a entendermos neste vídeo.

Assista ao Vídeo

O que Rute, uma mulher moabita, está fazendo na linhagem de Jesus?

Vídeos

Quando olhamos para a linhagem de Jesus, vemos vários personagens que não gozavam de boa reputação. Uma dessas personagens é Rute, uma mulher moabita. Na pregação completa (que iremos postar sexta que vem, aguardem!), David Platt ressalta que: Moabe tem uma história e tanto, sobretudo no que diz respeito às mulheres moabitas. Os moabitas começaram com a relação incestuosa de Ló com sua filha. Um início não muito promissor para um povo. Unicamente para ser prosseguido a um ponto na história israelita, quando as mulheres moabitas seduziram homens israelitas, a praticarem imoralidade sexual e, como resultado, o Senhor abateu milhares de homens israelitas. Você sequer se aproxima de mulheres moabitas. Então, surge a pergunta: o que Rute, uma mulher moabita, está fazendo na linhagem de Jesus? Veja a resposta de Platt abaixo - tem a ver com você também.

Assista ao Vídeo

Seja um pregador da palavra e não um imitador de pregadores

Vídeos

Muitos de nós, vemos John Piper pregando sobre prazer cristão, Don Carson sobre a centralidade do evangelho ou Tim Keller sobre o evangelho e as cidades e tentamos muitas vezes copiá-los. Lógico que podemos aprender com eles, mas neste vídeo, esses três pregadores nos convidam a por o foco onde ele deve realmente estar: na Palavra de Deus e em todas as suas peculiaridades.

Assista ao Vídeo