quinta-feira, 28 de março

Pode um homem ser justo diante de Deus?

Ouvir Artigo

É neste ponto que encontramos o maior de todos os obstáculos imagináveis à salvação humana: Como um Juiz absolutamente justo e reto pode de alguma forma justificar (declarar justo) um criminoso absolutamente culpado e condenado? Como qualquer ser humano pode escapar da condenação do inferno? O próprio Deus nos diz que aquele “que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o senhor, tanto um como o outro”.1 Suponha que um pai chegue em casa e encontre sua família assassinada. Depois de uma perseguição agonizante, ele consegue capturar o assassino. Quando o criminoso finalmente se apresenta diante do juiz, ele é inquestionavelmente considerado culpado pelo crime. Mas quando chega a hora da sentença, o juiz faz a seguinte declaração: “Este homem cometeu um crime terrível, mas eu sou um juiz profundamente amoroso e escolho declará-lo inocente. Na verdade, eu o declaro justo diante da lei”! Tal juiz seria corretamente considerado um criminoso tão grande quanto o assassino! Ele “justificou o perverso” e “é abominável para o senhor”.

Mas se isso pode ser considerado verdadeiro mesmo à luz da justiça humana, quanto mais verdadeiro não é quando tratamos da justiça de Deus? Como os filhos perversos e culpados de Adão podem algum dia ter a esperança de se encontrarem diante de Deus, o justo Juiz do universo? Como Deus poderia de alguma forma “justificar o ímpio” sem ele próprio se tornar abominável? “O que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações.”2 Como Deus pode dizer a pecadores como nós, “Tu és justo”, sem violar o seu próprio caráter? Como Deus pode de alguma forma salvar-nos dele próprio e de sua própria retidão e justiça?

Esse dilema criou misérias indizíveis para cada alma sensível à culpa. Foi um problema terrível para o patriarca Jó. “Como pode o homem ser justo para com Deus? Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder.”3 “Que é o homem, para que seja puro? E o que nasce de mulher, para ser justo? Eis que Deus não confia nem nos seus santos; nem os céus são puros aos seus olhos, quanto menos o homem, que é abominável e corrupto, que bebe a iniquidade como a água!”4 “Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher? Eis que até a lua não tem brilho, e as estrelas não são puras aos olhos dele. Quanto menos o homem, que é gusano, e o filho do homem, que é verme!”5

Ninguém sente a força desse dilema moral mais que o pecador arrependido. Ele sabe que merece ir para o inferno. Na esfera dos governos humanos, com alguma frequência, os criminosos se entregam às autoridades para que a justiça seja feita, ao invés de continuar vivendo com um senso insuportável de culpa! Pecadores arrependidos sabem que merecem ser punidos, e que não seria justo que não o fossem. Eles sabem que Deus não pode simplesmente “varrer os seus pecados para debaixo do tapete” e simplesmente esquecê-los. Dessa forma, o clamor de seus corações é: “Como pode um Deus justo algum dia sorrir para mim? Como este fardo de culpa pode ser removido? Como Deus pode pronunciar uma bênção sobre mim? Como um homem como eu pode ser justo diante de Deus”!

Imputação

Só existe uma única resposta para esse dilema. Alguém precisa pagar pelos pecados dos pecadores. A justiça precisa ser satisfeita. Ou ela será satisfeita pelos sofrimentos do próprio pecador eternamente no inferno, ou ela terá que ser satisfeita por alguma outra pessoa no lugar do pecador.

Maravilha das maravilhas! Esse “Alguém” veio! O Senhor Jesus Cristo “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados”.6 “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”7

Como essa grande transação acontece? Para compreendê-la, precisamos considerar a pequena palavra “imputar”. Ela também é traduzida como “reconhecer”, “contar”, “considerar” e “imputar”. Podemos começar a entender o que ela significa ao atentar para uma passagem da carta de Paulo a Filemon a respeito do retorno de seu escravo Onésimo: “Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta”.8 Aqui, Paulo instrui Filemon a “lançar em sua conta” [literalmente, “imputar”] qualquer débito que Onésimo pudesse estar devendo a Filemon. Essa não era realmente uma dívida de Paulo, mas Paulo, por sua própria vontade, tomou para si aquele débito, e ele foi lançado em sua conta!

Agora, essa mesma palavra e suas variações são usadas para se referir a pecado. Por exemplo, a Bíblia diz que “o pecado não é imputado (“lançado em nossa conta”), não havendo lei”.9 Novamente, em Romanos 4, Paulo diz: “Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui (“imputa”) justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado”.10 Que transação gloriosa! Nossos pecados não são imputados a nós, porque foram imputados a Cristo, e, aceitando-os como se fossem seu próprio débito, ele os pagou completamente!

Podemos ver essa mesma realidade no conceito de “carregar os pecados” do Antigo Testamento. No grandioso Dia da Expiação, dois bodes eram sacrificados — um derramava seu sangue para expiar os pecados,11 enquanto o outro bode (vivo) carregava esses pecados embora para um lugar solitário12: “Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o senhor e o oferecerá por oferta pelo pecado. Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o senhor, para fazer expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto como bode emissário”.13 Aqui Deus utiliza dois bodes para nos ensinar uma verdade a respeito da obra expiatória do Senhor Jesus Cristo. Por um lado, ele morre por nossos pecados, e por outro — como resultado daquela morte —, ele eficazmente leva nossos pecados embora da presença de Deus.

Perceba a realidade gloriosa da imputação presente aqui! “Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto.”14 A pergunta que cada um de nós deveria fazer a si mesmo é a seguinte: “Será que eu já pus as mãos da fé sobre o Senhor Jesus Cristo e dei-lhe todos os meus pecados para que ele os levasse a uma terra solitária?

Nem todo o sangue de animais
Mortos sobre o judaico altar
Pode dar à consciência culpada paz,
Ou todas suas manchas lavar.

Mas Cristo, o Cordeiro celestial,
Leva todos os nossos pecados embora,
Um sacrifício de nome mais nobre
E sangue mais rico que eles.

Minha fé poria sua mão
Sobre aquela tua cabeça querida,
Enquanto como um penintente estou,
E lá confesso meu pecado.

Isaac Watts

Um substituto morreu em nosso lugar! “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”15 É dessa forma que um Deus justo pode justificar criminosos de uma vida toda em seu tribunal celestial. Ele abre nossas contas e vê que o débito já foi imputado a seu Filho amado. Mais do que isso, ele vê que o nosso débito foi realmente pago por completo por ele. Aleluia! Deus, em seu grande amor,16 desenvolveu uma forma de nos salvar dele mesmo e de sua própria justiça! Ele o fez ao entregar seu único Filho para morrer em nosso lugar.

O Coração do Evangelho

Essas realidades estão no próprio coração do evangelho. Elas são expostas pelo apóstolo Paulo em Romanos 3.21-26, uma passagem um tanto complexa que se torna clara à medida que compreendemos o significado da imputação discutida acima:

“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;  tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.”

Aqui, Paulo declara que Cristo morreu para pagar o nosso débito de pecado a fim de que Deus pudesse “justificar” pecadores e ao mesmo tempo permanecer “justo”. Ao longo do Antigo Testamento, os pecados foram meramente “deixados impunes”, o pagamento de sua culpa sendo postergado ano após ano, até que viesse o Cordeiro cuja morte os levaria verdadeiramente embora.17 Durante todo esse tempo, parece que Deus estava sendo injusto, visto que ele justificou homens (como Abraão e Davi) sem que a justiça fosse realmente satisfeita. Portanto, era necessário que Cristo morresse “publicamente”, manifestando abertamente a justiça de Deus para que todos a vissem, satisfazendo-a completamente na cruz pelos pecados cometidos. Nesse sentido, Cristo morreu não somente para justificar homens, mas para justificar Deus! Sua morte na cruz vindicou e manifestou a justiça absoluta de Deus ao justificar seu povo. Como uma “propiciação” (i.e., um sacrifício que remove a ira) pelos nossos pecados, Cristo tira de sobre nós a ira judicial de Deus. Somos “justificados gratuitamente” (a justificação é absolutamente de graça para nós), “mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (a justificação custou muito caro para Deus). Somos justificados ao receber a “graça para a justificação”,18 “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo”.19

Você ainda está carregando o fardo de sua culpa e seus pecados? Você ainda está sob a ira de Deus? “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”20 “Haverá uma fonte para remover pecado e impureza”.21 “O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.22 Não importa quão terríveis sejam os seus pecados, eles não são nada comparados ao valor infinito do sangue de Cristo!23 “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”.24 Venha a ele! Ele o convida e também ordena que venha; você não precisa temer estar sendo presunçoso ao vir: “Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”.25 Venha a ele! Tome a água da vida! Lance seus pecados sobre ele e confie nele como quem levará seus pecados. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”.26

Notas:

1 – Provérbios 17.15
2 – Provérbios 24.24
3 – Jó 9.2-3
4 – Jó 15.14-16
5 – Jó 25.4-6
6 – 1 Pedro 2.24
7 – Isaías 53.4-5
8 – Filemon 17-18
9 – Romanos 5.13
10 – Romanos 4.5-8
11 – Levítico 16.16
12 – Levítico 16.22
13 – Levítico 16.9-10
14 – Levítico 16.21-22
15 – Isaías 53.6
16 – João 3.16; 1 João 4.9-10
17 – Hebreus 9.15
18 – Romanos 5.17
19 – Romanos 3.22
20 – João 1.29
21 – Zacarias 13.1
22 – 1 João 1.7
23 – 1 Pedro 1.18-19; Atos 20.28
24 – Romanos 5.20
25 – Apocalipse 22.17; Mateus 11.28
26 – Atos 16.31


Autor: Charles Leiter

Charles Leiter reside com sua esposa Mona e dois de seus filhos em Kirksville, Missouri, onde é pastor desde 1974. O Senhor o tem usado como professor em seu serviço para o verdadeiro auxílio e benefício de muitos cristãos.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.