quinta-feira, 28 de março

Os notáveis sem nomes

Ouvir Artigo

Num mundo altamente competitivo como o nosso, é natural que “todos” os homens busquem patamares socioeconômicos cada vez maiores! Afinal, desde que ocorreu a queda da humanidade em Adão, conscientemente ou não, existe uma perversa concorrência universal! Por isso, já ouvimos pai ou mãe falando: ‘estude mais e mais, meu filho, senão você não será alguém na vida’.

Então, desde o nascimento até o momento da morte, a competitividade se faz presente no nosso dia a dia, quando o que vale é estudar na “melhor escola”, ganhar o “melhor salário”, ser “cabeça e não calda”, ser o “melhor atleta”, etc. Mas, o que está por trás desse modo de pensar? Parece que tudo isso tem a ver com a ideia de grandeza, que torna o homem mais forte, mais famoso e mais feliz, dizem!

Por outro lado, lendo o que o apóstolo Paulo escreveu ao seu companheiro de jugo em Filipenses 4: 3: “também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida“, eu julgo ser animador considerar algo daqueles a quem Paulo chamou de “meus cooperadores“, mas cujos nomes não foram mencionados! Terá sido isso um demérito? O que diz o mundo acerca disso? Não é verdade que tendemos a nos entristecer quando os homens se esquecem de nós? Ou quando os outros recebem mais destaques do que nós?

Consideremos, então, a seguir, algumas coisas em Filipenses 4: 3, sabendo, de antemão, que os “cooperadores” de Paulo foram preciosíssimos aos olhos de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, ainda que seus nomes não tenham sido registrados!

Quem são os notáveis sem nomes?

A simples resposta para essa pergunta é: pela maneira do apóstolo Paulo descrever esses que estamos chamando de notáveis, não sabemos quem eles são. Porque, quando o apóstolo fez seu apelo ao seu “fiel companheiro de jugo“, citou apenas o nome de “Clemente“; e, quanto aos seus outroscooperadores, não lhes designou “nomes”. Na verdade, deles o apóstolo somente disse: “e com os demais cooperadores meus…”. Em outras palavras, esses tais, pelo menos para nós e para o mundo, desde que a carta foi escrita, ficaram no anonimato. Ou seja, não se sabe quem eles são; não se sabe quais são seus respectivos nomes! Entretanto, embora não possamos identificá-los, estamos certos de que eles foram tidos por notáveis, em razão da obra que realizaram. Isto é certo e justo, uma vez que o apóstolo inspirado chamou-os de “cooperadores meus“. Então, certamente eles eram pessoas “que obtiveram bom testemunho por sua fé” 1.

Em síntese, eles são aqueles homens e mulheres (provavelmente havia mulheres) que ficaram conhecidos, não pelos seus nomes, mas pelo que fizeram, isto é, pelas suas boas obras.  Ora, pensemos em alguns poucos exemplos: Quem, porventura, conhece alguém que, mesmo sendo escravo (hoje diríamos que se trata de uma empregada doméstica), foi um excelente instrumento para que o Deus de Israel fosse conhecido de um famoso estrangeiro? Qual é o nome dessa pessoa? A Bíblia mostra a obra dessa pessoa, mas não a identifica pelo nome. Na verdade, a Bíblia simplesmente a chama de “uma menina“. Quem é, pois, essa “menina“? O que ela fez? Tal menina influenciou um comandante e um rei estrangeiros, de maneira que, pelo menos um deles, chamado Naamã, conheceu a bondade do Deus de Israel 2. Além dessa “menina“, citemos outro exemplo bíblico de “um notável sem nome”: uma idosa que fez uma notável oferta! Ora, todos nós sabemos que dar ou ofertar faz parte do quadro das “boas obras… as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2: 10). Por outro lado, sabemos que muitos, de fato, ofertam ou contribuem, porém poucos agradam a Deus nesta questão. Por quê? Porque, geralmente, os religiosos ofertam sem a graça do Senhor, isto é, a maioria dos religiosos não sabe, por experiência, o que está escrito:

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2Co 9: 7,8).

Perguntemos: ofertar ou contribuir, segundo a graça do Senhor, é tarefa para muitos ou para poucos? E mais: Quais são os nomes daqueles que estão entre nós e que ofertam ou contribuem corretamente, por estarem cheios de graça de Deus? Quem os conhece? Quem sabe identificá-los com absoluta certeza? Ora, somente o Senhor Deus sabe quais os que “dão com alegria“, isto é, os que ofertam com desprendimento. Portanto, vejamos o exemplo disso, naquela pessoa idosa que nem nós, nem o mundo, sabemos qual é o seu nome; o Senhor, porém, o sabe! Trata-se de uma “certa viúva pobre” (Lc 21: 1-4):

“Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento”

Qual é o nome dessa viúva? Qual, dentre as multidões, estava interessado nela? Do ponto de vista humano, os ricos não eram vistos como grandes doadores? No entanto, essa mulher sem nome foi tida como a maior contribuinte dentre todos. Em outras palavras, ela era conhecida de Deus e não dos homens. Diante de tudo isso, podemos estar certos de que, aqui, temos um princípio bíblico extraordinário, a saber: “não importa tanto o ser reconhecido dos homens, mas sim, ser conhecido de Deus”. Ora, todos nós sabemos quantos esforços muitos estão realizando para se tornarem conhecidos dos homens. Na verdade, o fazer seu nome notório é próprio do homem natural. Daí surgirem com facilidade disputas e concorrências, ainda que de forma velada, em todos os lugares, inclusive no meio religioso. É por isso, pois, que nosso Senhor advertiu Seus discípulos a que não andassem buscando o reconhecimento ou aplausos dos homens; pois, se assim o fizessem, não receberiam o “galardão do Pai celestial“, que está continuamente atento às necessidades dos Seus filhos 3.

Mais uma vez, atrevo-me a proferir uma espécie de máxima bíblica: que adianta o homem ser conhecido do mundo inteiro, e não ser conhecido de Deus? Que adianta ter o seu nome gravado em letras de ouro, seja nos prédios públicos ou escrito nos mais famosos jornais, e não fazer a vontade de Deus, que é glorificá-Lo? Ora, quando isso acontece, a Bíblia diz tratar-se de irracionalidade, como podemos ver no Livro dos Salmos 4.

Por outro lado, que testemunho maravilhoso a Bíblia dá, através do apóstolo Paulo, dos homens e mulheres mencionados em Filipenses, ainda que eles não sejam identificados por seus respectivos nomes! No entanto, eles são os conhecidos de Deus; Deus os ama; Deus lhes conferiu dignidade; Deus lhes deu o glorioso nome de cristão; sobre eles repousa o Espírito da glória e de Deus. Mais ainda: eles podem não ser conhecidos dos homens, agora; todavia, virá o Dia em que todos eles serão “manifestados com [Cristo Jesus],em glória“, e todos os homens e mulheres de todos os tempos os verão como notáveis e felizes! 5 Assim, penso que a pergunta “quais são os verdadeiros notáveis sem nomes?” foi devidamente respondida: são os desconhecidos dos homens, mas bem conhecidos de Deus!

Qual é, pois, o seu nome, meu irmão, que lê esse artigo nesse momento? E qual é o seu nome, minha irmã? Vocês são conhecidos dos homens? Vocês estão lutando, como dizem, “por um lugar ao sol”? Não se preocupem se, por acaso, o que vocês fazem para o Senhor, ninguém o sabe! Continuem trabalhando, “não à vista dos homens“, mas para o Senhor. Que as mulheres dos pastores não se preocupem se elas forem chamadas de “mulheres sem nomes”. Lembrem-se: o Senhor Deus conhece seu labor! Que os que se colocam em oração continuamente não se preocupem em fazer isso conhecido dos homens, pois o que importa é que suas orações sejam ouvidas por Deus, que diz: “taças de ouro cheias de incenso […] são as orações dos santos” 6. Enfim, que cada um trabalhe com discrição, sem alarde, fazendo tudo para o SENHOR, sem se importar com os elogios dos homens, pois agindo assim, receberemos o louvor que procede de Deus e não dos homens 7. Afinal, o Senhor disse: “Aos que Me honram, honrarei, porém os que Me desprezam serão desmerecidos” 8.

Por que tais pessoas são tidas por notáveis?

a) Eles são considerados notáveis ou “eminentes” ou “dignos de louvor”, por causa da natureza da obra que realizaram! O que eles fizeram? Realizaram obras dignas do evangelho de nosso Senhor – Paulo os chamou de: “cooperadores meus“. Oh! Que maravilhosa obra é o envolvimento direto ou indireto na evangelização de pessoas! Por isso, a Bíblia afirma: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!“.

b) Eles são considerados notáveis, porque seus nomes se encontram em lugar sobremodo destacado. Ou seja, ainda que não os conheçamos pelos respectivos nomes, seus “nomes se encontram no Livro da Vida“. Porventura, há maior honra do que esta? Há grandeza comparada com os nomes que estão no “Livro da Vida“? Que privilégio é saber que, naquele Dia, nosso Senhor Jesus ordenará que Seus fiéis sentem-se, como Ele disse, “no meu trono, assim como eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono” 9! Quanta honra! Quanta dignidade têm aqueles cujos nomes se encontram no Livro da Vida! Isso é tão elevado que não há nenhuma alegria deste mundo que o suplante; por isso, disse o Senhor Jesus: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” 10. Que gloriosa notoriedade!

c) Eles são notáveis por causa da sua notável e perpétua condição. Quem são eles de fato e de verdade? Qual é a condição deles? Resposta: eles são “um tesouro particular do SENHOR” 11; eles fazem parte da grande família de Deus, da “igreja dos primogênitos arrolados nos céus” 12. Eles são aqueles em quem o Deus eterno se alegrará eternamente, como está escrito: “O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo” 13.

Há, pois, algo que seja mais importante e mais digno de apreciação, algo que seja considerado como a fonte mais segura de gozo, alegria e exultação, do que a certeza de ter seu nome arrolado nos céus? Certamente, esses notáveis sem nome têm uma promessa que é simplesmente indescritível – “eles verão a Deus” por toda a eternidade! Essas, pois, são as três maravilhosas razões para estes homens e mulheres serem tidos por “os notáveis sem nomes”: a) A natureza da obra que realizaram; b) Seus nomes se encontram em lugar sobremodo destacado; e c) Sua notável e perpétua condição!

E você que lê esse artigo nesse momento, está certo de que seu nome está escrito no “Livro da Vida“? Se não, saiba que todos os notáveis de quem escrevi também já estiveram sem Deus no mundo e sem Cristo; no entanto, eles creram que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores. Então, creia e você terá a verdadeira grandeza, a que procede de Deus!

Notas:

1 – Hebreus 11:39
2 – 2 Reis 5:1-19
3 – Mateus 6:1-6
4 – Salmos 49:11,12; 16-20
5 – Colossenses 3:3,4
6 – Apocalipse 5:8
7 – Romanos 2:29
8 – 1 Samuel 2:30
9 – Apocalipse 3:21
10 – Lucas 10:20
11 – Malaquias 3:16,17
12 – Hebreus 12:23
13 – Sofonias 3:17


Autor: Jaime Marcelino

Iniciou sua carreira cristã no ano de 1980, durante seus estudos na Universidade do Amazonas. Envolveu-se com o ministério estudantil, chegando a ser um dos líderes da Aliança Bíblica Universitária (ABU), por cerca de 10 anos. Logo após a sua graduação em engenharia civil, envolveu-se mais sistemática e eclesiasticamente com a teologia, e em 1990 foi ordenado ministro presbiteriano da Igreja Presbiteriana Cidade Nova (Manaus-AM) há 16 anos, é membro da Junta de Educação Teológica (JET) da IPB e Coordenador do Encontro da Fé Reformada em Manaus desde o ano 2000. É casado com Frascisca de Jesus e pai de duas filhas: Elisama (18) e Noeme (17).

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.