terça-feira, 16 de abril

Mulheres que descansam em Cristo

Ouvir Artigo

*O trecho abaixo foi extraído com permissão do Livro Refresh, de Shona Murray e David Murray, Editora Fiel.

O hábito de ter uma boa noite de sono é, em última instância, uma aplicação de nossa teologia. Cremos que Deus criou o sono como parte integral de nossa humanidade (Sl 127.2), mas, como acontece com todas as boas dádivas de Deus, temos a tendência pecaminosa de rejeitar o sono ou fazer mau uso dele. Enquanto o problema de alguns é querer dormir demais, o problema de outros é querer dormir pouco. Em nossa sociedade obcecada por produtividade, costumamos idolatrar a atividade e minimizar a necessidade de sono. Às vezes até nos orgulhamos porque dormimos tão pouco e aparentemente não precisamos dormir mais. Histórias de cristãos famosos que, ao longo dos séculos, teriam dito que dormiam pouco alimentam a ideia de que dormir menos é mais piedoso e evidencia uma grande fé. O que não se costuma mencionar é que muitos desses cristãos tinham uma saúde bastante precária e alguns até morriam cedo. Por isso defendo a posição de que uma boa noite de sono é um exemplo bem melhor de uma grande fé. Pense em tudo que você está dizendo quando você tira, por exemplo, oito horas de sono a cada noite:

Eu creio que Deus cuidará de minha família, do meu trabalho ou dos meus estudos. Recuso-me a acreditar na mentira de que tudo depende de mim. Creio na soberania de Deus e confio que, para fazer o que precisa ser feito, ele não precisa de mim trabalhando em excesso e dormindo pouco (Sl 127.1-2).

Creio que Deus criou minha natureza humana e que eu preciso seguir suas diretrizes para mantê-la. Recuso-me a acreditar na mentira de que sou diferente. Eu não sou mais forte do que outras pessoas e, portanto, também preciso da dádiva do sono (Sl 3.5; 4.8).

Como escreveu Karen Swallow Prior, professora da Liberty University: “A necessidade que temos de descansar é tão importante para nossa natureza humana que Deus reservou um dia da semana para o descanso. Aliás, passamos um terço de nossas vidas dormindo… De fato, o descanso é frequentemente tratado não tanto como um amigo, mas como um inimigo. Nunca nos sentimos tão vulneráveis quanto no momento em que estamos dormindo. Talvez seja por isso que resistimos tanto”.

Creio que meu corpo e minha alma estão tão intimamente ligados que se afetam mutuamente. Recuso-me a acreditar na mentira de que, se eu negligenciar meu corpo, minha alma e minha mente continuarão a se desenvolver.

Creio que o sono é uma das melhores ilustrações do meu descanso em Cristo. Recuso-me a acreditar na mentira de que preciso ser conhecida apenas por meu serviço sacrificial a Cristo, e não por descansar nele.

Creio em Deus somente e me recuso a adorar os ídolos. Recuso-me a idolatrar o sucesso no trabalho e a menosprezar o sono. Recuso-me a negligenciar o sono para idolatrar o entretenimento tarde da noite. Recuso-me a idolatrar o serviço à custa do sono. Recuso-me a colocar a necessidade de impressionar meu chefe como algo mais importante que o sono. Recuso-me a idolatrar a casa perfeita à custa dos danos causados ao templo do meu corpo. Nosso padrão de sono revela nossos ídolos.


Autor: Shona Murray

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

A inerrância da Escritura Sagrada – parte 1

A inerrância pode ser vista desde os primeiros textos bíblicos escritos, que tiveram origem no tempo do êxodo do Egito; e relatam a aliança do Senhor com seu povo.