quinta-feira, 28 de março

Eu quero morrer

Ouvir Artigo

O trecho abaixo foi retirado com permissão do livro Eu Quero Morrer, de David Powlison, Série Aconselhamento, Editora Fiel.

Você está tendo pensamentos e sentimentos suicidas? Talvez você esteja convencido de que a vida não vale a pena. Você sente como se seu mundo estivesse entrando em colapso. Sua vida parece sem esperança — como se um buraco negro sugasse todo amor, esperança e alegria. Se você está contemplando a hipótese do suicídio, você certamente já pensou muito sobre sua vida. Mas você já parou para pensar sobre como Deus vê a sua vida?

Sua vida importa para Deus
Nesse momento, você vive em um mundo de desespero. Você não vê qualquer solução para os seus problemas. Você não tem quaisquer objetivos. O futuro parece vazio.

Mas a perspectiva de Deus sobre a sua vida é muito diferente. Sua vida é preciosa para ele. Deus sabe tudo sobre você — incluindo quantos fios de cabelo há na sua cabeça. Ele o ama de uma forma tão grande que enviou seu único filho para morrer por você (Jo 3.16). Sua vida significa tanto para Deus que ele proíbe que você a tire. Deus diz que todo ato de homicídio é errado, incluindo o suicídio (Êx 20.13).

Sua vida importa para outras pessoas
Talvez você esteja pensando em quanto tempo está depressivo e triste. Você se sente como um fardo para as outras pessoas? Mesmo que elas não digam isso, você sente como se todos fossem ficar melhor sem você?

O modo como você está pensando é tragicamente errado. É uma mentira pensar que alguém — vizinhos, pais, filhos, cônjuge, amigos, colegas de trabalho, enfermeiros ou meros conhecidos — seria beneficiado com o seu suicídio. Uma pessoa tirar a própria vida é algo perturbador e revoltante. Aqueles que você deixar para trás não ficarão aliviados. Pelo contrário, eles serão deixados com fardos terríveis. Quais fardos são esses?

Primeiro, aqueles que o conhecem e se importam com você nunca entenderão o motivo. Eles farão as mesmas perguntas várias vezes: “Por que você fez isso? Por que você nos deixou? Por que você não pediu ajuda? Por que nós não conseguiríamos ajudá-lo?”. As perguntas sobre o “porquê” seguirão o tempo todo aqueles que você deixar para trás.

Segundo, eles se sentirão culpados. Além da dor da perda, eles sofrerão a dor de se sentirem responsáveis por você. Eles se perguntarão se o seu suicídio foi uma resposta a algo que eles fizeram ou não fizeram. Eles serão deixados com um sentimento de falha pessoal que irá sobrecarregá-los.

Terceiro, aqueles que você deixar não pensarão que você lhes fez um favor com seu suicídio; na verdade, eles sentirão como se você não os amasse. Como você poderia amá-los e feri-los de forma tão grave? O suicídio é um ato egoísta. Ele acaba com relacionamentos e não deixa qualquer esperança de reconciliação. Aqueles que você deixar para trás sentirão um vazio muito profundo.

Quarto, o suicídio dá forma à opção de fugir, como se o matar a si mesmo fosse o meio de resolver os problemas da vida. O suicídio diz que a melhor maneira de lidar com a culpa, o fracasso, a decepção e a dificuldade é tirando a sua própria vida. Esse modelo tem uma influência negativa poderosa. Portanto, ao invés de fazer algo bom para aqueles ao seu redor, você está, na verdade, deixando um exemplo que poderia influenciar negativamente o modo como as pessoas lidam com as suas próprias lutas.

Considere o que é verdadeiro
Pensamentos suicidas são cheios de falsidades. Pode ser difícil para você, enquanto passa por uma dificuldade, reconhecer as mentiras. Então, se apegue a algumas poucas e simples verdades sobre Deus e sobre você. Lembre-se delas todas as vezes que você pensar que o suicídio é uma boa solução para os seus problemas.

1. Em amor, Deus veio em pessoa para ser aquele que salva da morte:

Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” (Is 43.1)

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. (Rm 5.8)

2. Deus diz que o suicídio é errado porque você está tirando uma vida:

Não matarás (Êx 20.13)

3. Quando você derramar o que está em seu coração para Deus, ele o ouvirá:

Eu disse na minha pressa: estou excluído da tua presença. Não obstante, ouviste a minha súplice voz, quando clamei por teu socorro. (Sl 31.22)

À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz. (Sl 55.17)


Autor: David Powlison

David Powlinson leciona e dá aconselhamento na Escola de Aconselhamento Bíblico (Aconselhamento Cristão & Fundamentos da Educação) do Seminário Teológico Westminster.

Ministério: Editora Fiel

Editora Fiel
A Editora Fiel tem como missão publicar livros comprometidos com a sã doutrina bíblica, visando a edificação da igreja de fala portuguesa ao redor do mundo. Atualmente, o catálogo da Fiel possui títulos de autores clássicos da literatura reformada, como João Calvino, Charles Spurgeon, Martyn Lloyd-Jones, bem como escritores contemporâneos, como John MacArthur, R.C. Sproul e John Piper.

Veja Também

Sorriam! Estamos sendo observadas

Jesus diz aos discípulos que a demonstração de amor entre eles atesta que realmente são seus discípulos.