• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

A mulher virtuosa no entardecer da vida

Elyse Fitzpatrick 12 de Março de 2019 - Mulheres

O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro Sem Medo da Minha Idade, de Elyse Fitzpatrick, Editora Fiel.

A vida da mulher virtuosa não serve apenas como um exemplo que me mostra onde eu errei; ela me aponta também a maneira correta de viver. A mulher virtuosa testifica que o propósito da minha vidanão é a satisfação ou o lucro pessoal, mas o serviço fiel àqueles que o Senhor confiou aos meus cuidados. À medida em que envelheço, quero me tornar conhecida como uma mulher que é cada vez mais confiável e mais comprometida com o trabalho na vinha que Deus me deu. E m vez de olharmos para esses anos como a época de nossas vidas em que podemos começar a ser negligentes, a mulher virtuosa ensina que devemos ser cada vez mais fiéis e comprometidas. E agora, que meus filhos já saíram de casa e eu tenho mais tempo livre, esses anos me proporcionam a oportunidade perfeita para eu ser mais parecida com ela.

Ao longo deste livro, veremos tudo o que pode ser feito para mudar nossa perspectiva e crescer em força e dignidade. Aprenderemos a ser gratas pelo tempo livre que temos agora: tempo para trabalhar mais do que antes pelo bem daqueles que nos cercam e para crescer no temor do Senhor.

“Em resumo, a esposa virtuosa é uma empreendedora e administradora ativa, forte, caridosa, competente e habilidosa. [Ela] é uma altruísta provedora da família e faz importantes contribuições para a sociedade[…]. Ela habilita seu sábio marido a governar a terra com equidade e justiça.”12

Ela não tem idade definida, mas não é jovem

Ao refletirmos sobre nossa irmã virtuosa, há mais uma coisa que é certa: ela não é jovem. Tal como a sequoia gigante, ela não adquiriu sua experiência de vida e reputação da noite para o dia. Seus galhos se estendem até os átrios do céu e suas raízes são profundas na rica terra que Deus criou. Essa é uma mulher que já vivenciou as trincheiras da vida, uma mulher que conheceu Deus, que creu, lutou, trabalhou, chorou e se alegrou. Ela é o paradigma bíblico da beleza e do valor piedoso — e você pode ter certeza de que ela tem rugas que nasceram nas vigílias da noite e de que diversos fios grisalhos agraciam seu rosto e dão testemunho de seu valor.

Ela é a mulher “que vinha padecendo de uma hemorragia” (Mt 9.20), que sabia que o Senhor era a resposta ao seu problema e se esforçou para passar pelos discípulos que eram “míopes” e superprotetores. Ela é Lídia, a empreendedora que ouviu uma mensagem que revolucionou sua vidae a vida de sua família. Ela é Débora, uma sequoia que se levantou para lutar pela glória do Deus de Israel. Ela é Raabe e a mulher do poço, cujas vidas sinalizam a graça transformadora e o perdão. E ela é Febe, a diaconisa e patrocinadora da igreja, que contava com a confiança do apóstolo Paulo. Essas mulheres eram fortes e virtuosas, como fortes sequoias, e, embora estejam mortas, suas vidas continuam a falar conosco. Então, vamos começar a deixar de lado as maneiras falsas e fúteis de pensar sobre o mundo e vamos pedir ao Senhor para nos dar ânimo e coragem.

Quem faz com que as sequoias sejam tão fortes? Deus, que é o Criador delas. Quem nos fará fortes? Somente o Senhor. Quanto mais aprendemos a conhecer, respeitar e honrar a Deus, a obedecer e nos alegrar nos caminhos dele, e a confiar e descansar nele, mais cresceremos em força e resistência a todas as doenças que atacam nossas irmãs, como o temor do futuro e a futilidade. Somos sustentadas e adquirimos muita força quando bebemos da abundante água celestial e absorvemos os ricos nutrientes de seu caráter, ao mesmo tempo que oferecemos sombra e consolo àqueles que se refugiam sob nossos galhos fortes.

Hits: 603


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Elyse Fitzpatrick
Autor Elyse Fitzpatrick

Elyse Fitzpatrick é conselheira bíblica no Institute for Biblical Counseling and Discipleship, na Califórnia, e possui mestrado em Aconselhamento...