quinta-feira, 18 de abril

Como a música trouxe esperança nesse natal

Ouvir Artigo

Uma carta do coordenador de música
No período que antecedeu o Natal, a “20schemes music” fez um mini-tour no Reino Unido visitando algumas das congregações da igreja “20chemes”, provendo-lhes um grupo ensaiado de músicos com a finalidade de prestar um serviço de cânticos. O objetivo da excursão era encorajar cada equipe das congregações e ajudá-las a aproveitar ao máximo as oportunidades únicas que o Natal oferece para compartilhar as boas novas de Jesus com pessoas que, de outra forma, provavelmente não compareceriam a outros tipos de eventos da Igreja durante o ano.

Uma cuidadosa seleção de canções familiares contendo verdades profundas como: Jesus “governa o mundo com verdade e graça” [1], ou como, não nasceu em esplendor, mas em uma “noite silenciosa” comum e veio para que “Deus e os pecadores…” pudessem ser “… reconciliados” [2]. Essas canções foram cantadas em todos as comunidades da Escócia, juntamente com “Vamos proclamar do alto da montanha, que Jesus Cristo Nasceu”, durante o qual encorajamos as muitas crianças que participassem com qualquer instrumento de percussão ou dançassem como malucos, como as crianças sabem fazer, elas fizeram (inclusive a minha). Durante as duas semanas da turnê foi um privilégio unir-se a tantos crentes e incrédulos cantando juntos que “Cristo, o Salvador do mundo, veio”! [3].

Com a emocionante oportunidade evangelística que essa excursão representava, queríamos falar honestamente sobre a necessidade do Natal, do quebrantamento deste mundo, da necessidade de salvação por causa do nosso pecado:

Porque Deus amou tanto esse mundo partido

Com toda a sua tristeza, toda a sua dor

Ele enviou seu único filho

Para tomar nossa culpa e suportar nossa vergonha [4]

Queríamos garantir que a cruz fosse proclamada e que o propósito de Jesus ao vir como um bebê e seu significado como “O Verbo do Pai, agora manifestado em carne” [5] fosse claramente explicado.

Pregos, lanças o transpassaram

A cruz que ele suportou por mim, e por você

Salve, salve o Verbo feito carne, o Bebê

O Filho de Maria [6]

Também cantamos a versão do “Sovereign Grace Music”, “Oh Vem, Oh Vem Emmanuel”, que inclui versículos adicionais centrados no evangelho:

Oh vem, nosso grande Sumo Sacerdote, e interceda

Teu sacrifício, nosso único apelo

O julgamento nós não tememos mais

Teu precioso sangue nos aproximou

Alegrem-se! Alegrem-se! Emmanuel

Baniu todo o medo do inferno [7]

Cada música e canção foram selecionadas em espírito de oração, por sua verdade e clareza, e ordenadas no programa para complementar as leituras da palavra de Deus tiradas de Isaías 9 e do primeiro capítulo do evangelho de João, bem como a pregação do evangelho, de dez minutos, feita pelo pastor de cada comunidade.

Foi uma bênção visitar as várias igrejas das comunidades por toda a Escócia (e norte da Inglaterra) e unir-se a elas na proclamação do real significado do Natal. Sou muito grato a todos os músicos e cantores da “20schemes” que abriram mão de seu tempo limitado, em um mês tão agitado e louco, para viajar comigo e servir a cada igreja. Obrigado a todos que oraram por essa turnê; estou encorajado e agradecido ao Senhor pois em cada culto havia novos rostos que vieram à igreja local pela primeira vez e ouviram o evangelho. Por favor, continuem orando para que o contato com essas pessoas seja mantido e desenvolvido, e que as almas sejam salvas à medida que o Evangelho seja continuamente proclamado em cada comunidade. Por favor, continuem orando pelas equipes em Bingham, Merkinch, Gracemount, Barlanark, pelas outras igrejas do “20schemes”, e pelos nossos amigos em Middlesbrough para que, enquanto nós fazemos a parte fácil, indo aos eventos – eles sejam encorajados e estimulados a perseverar, buscando alcançar os perdidos em suas comunidades locais ao longo de 2019 e além.

[1] Joy to The World – Isaac Watts

[2] Hark the Herald Angels Sing – Charles Wesley

[3] A Christmas Alleluia – Chris Tomlin

[4] What Christmas Is All About – 20schemes music

[5] O Come All Ye Faithful – John Francis Wade

[6] What Child Is This? – William Chatterton Dix

[7] O Come, O Come Emmanuel – Sovereign Grace Music (additional verse)

Tradução: Paulo Reiss Junior.

Fonte: How Music Brought Hope this Christmas.


Autor: Sol Fenne

Sol Fenne, Coordenador de Música do “20schemes”.

Parceiro: 20schemes

20schemes
20schemes existe para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

EVANGELHO

O evangelho de Jesus Cristo – Paul Washer #EnsinoFiel 023

Nesta marcante mensagem do Pr Paul Washer, aprenda sobre o que é o evangelho de Cristo Jesus e também sobre as devidas implicações de viver esta mensagem e a responsabilidade de pregá-la.