sexta-feira, 19 de abril

A arte da guerra para mulheres – O inimigo

Ouvir Artigo

E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer. Mateus 24.6

Ovelhas, com este texto inauguramos uma série de artigos sobre a guerra nossa de cada dia e sobre como podemos nos preparar para a luta. Espero que a leitura desta série lhes seja útil e as faça prosperar no conhecimento de Deus, nosso Príncipe da Paz (Isaías 9.6).

Os inimigos de nossa alma eterna
Ovelhas, estamos em guerra! Todos os dias, temos uma batalha desta guerra para lutar. Não importa com qual humor você acordou hoje nem como está programada a sua agenda (e lotada), você tem que se preparar para ir à guerra!

Há uma guerra invisível aos nossos olhos que a Bíblia nos adverte estar acontecendo ao nosso redor, nas regiões celestiais, e é para esta guerra que vamos nos preparar para sermos vencedoras (em Cristo!).

A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6.12

Toda guerra exige uma estratégia para o campo de batalha, e saber quem está lutando contra nós é um dos pontos importantes da estratégia. As Escrituras nos ensinam sobre os inimigos de nossa alma eterna, os quais nos afastam de Deus e nos levam em direção à morte, que é o último inimigo a ser vencido (1Co 15.26), mas que já foi vencido por Cristo (Hb 2.14). Um desses inimigos é o nosso próprio pecado, que faz de nós inimigas de Deus Rm 5.8,10; Mt 5.8. Enquanto não estivermos reconciliadas com Cristo, justificadas pela fé, teremos inimizade com o Senhor Deus, pois nosso pecado trabalha contra nós, colocando-nos em oposição à Cristo, estando o nosso entendimento cauterizado pelo pecado Cl 1.21. Outro inimigo que temos é o mundo (1Jo 2.15), o qual nos seduz e nos faz cobiçar. Porém, se estamos no Filho, vencemos o mundo (1Jo 5.5) e, finalmente, um grande adversário, o diabo.

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4.4

Somente conhecer o inimigo não nos dará a vitória
Embora seja necessário conhecermos nossos inimigos, não é isso o que nos dará vitória em nossas batalhas. Saber quem é o nosso líder é o investimento mais importante em conhecimento do qual devemos nos encarregar, além de obedecer às suas ordens e confiar na força do seu poder de guerrear. Não vamos focar na força do inimigo nem em nossa própria força, vamos focar nosso olhar no Senhor dos Exércitos!

Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.

Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

Hebreus 12.1-3

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6.10

A ação do inimigo
O inimigo se agiganta em nossa mente quando ouvimos falar de seu poder, ele faz um grande barulho em nossa alma para não escutarmos as ordens de nosso líder Jesus, e, além de ensurdecidas, ficamos com um medo paralisante. Já percebeu como o barulho nos assusta? Observe que uma das grandes batalhas acontece em nossa mente (Rm 12.2), por isso insisto em que as Escrituras estejam gravadas em nosso coração para que tenhamos mentes transformadas e cativas à Cristo (2Co 10.5), e quando o inimigo gritar DERROTADA!, o Espírito do Senhor sussurrará em meu espírito (Efésios 1.13-14) que ressoa: vencedora em Cristo Jesus! E, como uma torrente de águas, apagará o fogo dos dardos inflamados do inimigo.

Se prestarmos atenção às escrituras, poderemos estar vigilantes e munidas de suficiente conhecimento de Cristo (2Co 3.5) para combatermos o inimigo. Vejamos quantas passagens temos referentes ao inimigo e vamos aprender como combater nos dias maus.

O inimigo se aproveita de nossos pecados e fraquezas
Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Efésios 4.26-27

Ovelhas, a ira é uma brecha sinistra que o inimigo usa para nos fazer pecar mais. Todas temos que lidar com este mal; irar-se é humano, o que não podemos é usar a ira como desculpa para descarregarmos no próximo o pior que há em nós. Somente o Espírito Santo é capaz de nos dar domínio próprio (Gl 5.22), por isso busque a Deus em oração e peça que ele a ajude na correção deste mal.

Fica a dica: a boca fala do que está cheio o coração. Do que seu coração está cheio hoje?

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. Lucas 6.45

Continua após anúncio:
O inimigo é insistente e audacioso
O inimigo nos tenta e, quando resistimos e não caímos, ele espera outro momento oportuno para nos tentar novamente. Veja que ele audaciosamente tentou o próprio Deus e não desistiu; ficou à espreita de nova oportunidade.

Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno. (Lucas 4.13)

Podemos resistir à tentação?
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1Co 10.13

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Efésios 6.13

Resista, ovelha!

O inimigo nos observa por todos os ângulos
Ele anda ao nosso redor procurando a quem devorar. Ele vê o que você faz, observa seus interesses e o que seus olhos cobiçam. Ele escuta suas conversas procurando oportunidade para se aproveitar de um momento de desleixo, de fraqueza, para atacar a presa.

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. (1Pedro 5.8)

O inimigo é engenhoso e nos arma ciladas

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; (Efésios 6.11)

O inimigo trabalha como um agricultor
Ele semeia o mal e espera que este cresça e dê frutos e impeça os bons frutos de crescerem; é como uma erva daninha:

O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo. Mateus 13.36-39

É inimigo de toda a justiça, cheio de engano e de malícia, perverte os caminhos do Senhor (Atos 13.10)

O inimigo é mentiroso e pai da mentira, homicida:
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8.44

O inimigo é sedutor de todo o mundo
Ele arrebata a Palavra de Deus dos corações, para não crerem e não serem salvos. Ovelha, estar em contato com a Palavra de Deus é o que nos faz fixar, como uma âncora, a Verdade. Leiamos a palavra com prioridade, lembrando-nos de que a falta de conhecimento de Deus é motivo de nossas fraquezas, e disso o inimigo se aproveita.

Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. Lucas 8.11-12

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Oséias 4.6

Estes são alguns traços do inimigo. Porém, se escavar as Escrituras, há muito mais para conhecer.

Ovelhas, enquanto tomamos conhecimento sobre o ardiloso inimigo de nossas almas, oremos e peçamos ao Senhor dos Exércitos que sua graça bendita esteja sobre as nossas vidas, dando-nos poder em Cristo para resistirmos às ciladas e perseveramos no conhecimento de Cristo que nos dá a vitória pela sua morte na cruz.

No próximo artigo, vamos aprender sobre o Cerco do inimigo, como ele nos sitia e como devemos estar preparadas para este dia.

Ao nosso Senhor, toda a honra e toda glória, hoje e sempre.

SDG

Versículos usados no texto
Isaías 9.6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

1Co 15.26 O último inimigo a ser destruído é a morte.

Hb 2.14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.

Rm 5.8,10 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

Mt 5.8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

1Jo 2.15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

1Jo 5.5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?

Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2Co 10.5 E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,

Ef 1.13,14 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

2Co 3.5 Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.

Gl 5.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

Para ovelhas curiosas, leia mais:
Incomparável, Jen Wilkin, Editora Fiel

Conhecer mais os atributos de Deus imprime em nós fé e confiança, amor e adoração ao Senhor.

Mentiras em que as Mulheres Acreditam e a Verdade que as Liberta, Nancy L. DeMoss, Edições Vida Nova

Vamos conhecer como nós, mulheres, caímos nas mentiras de satanás! Neste livro, Nancy foi muito inspirada em nos apontar aquelas velhas mentiras, porém não caducas, em que as mulheres creem e a solução que é encontrarmos a verdade na Palavra de Deus.

Mentiras em que as Garotas Acreditam e a Verdade que as Liberta, Nancy L. DeMoss, Edições Vida Nova

Aquelas mentiras para mocinhas que toda mocinha e toda mãe de mocinhas devem conhecer e serem libertas pela Palavra de Deus.


Autor: Renata Gandolfo

Renata Gandolfo é membro da Igreja Batista Maranata, serve no editorial feminino online do Ministério Fiel. Renata participa, desde 2015, das Conferências de Treinamento em Aconselhamento Bíblico da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblico), é licenciada em Letras, pós graduanda em Aconselhamento Bíblico pelo CETEVAP e escreve regularmente na coluna Vida de Ovelha, do Voltemos Ao Evangelho.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.