sexta-feira, 19 de abril

Por que eu exorto todos os pastores a pregarem sermões expositivos?

Ouvir Artigo

Existem todos os tipos de sermões diferentes que um pregador pode pregar: doutrinais, evangelísticos, tópicos e vários outros tipos de sermões que não são ruins em si mesmos e que têm seu lugar.  Mas isso não muda minha profunda convicção de que a melhor maneira de pregar a palavra de Deus com fidelidade e exatidão é pregando sermões expositivos.  Isso não muda o fato de que a dieta firme mais útil para um pastor alimentar seu povo com a palavra de Deus semana após semana sejam sermões expositivos.

Para aqueles que não estão familiarizados com este tipo de sermão, um sermão expositivo é um sermão que flui e é construído completamente sobre um texto, não sobre uma ideia ou tópico.  Eu explico desse jeito.  Imagine uma pilha de blocos de construção onde o bloco fundamental de baixo é um texto da Escritura (não um tópico) e todos os outros blocos são erguidos sobre esse bloco.  Há muitas razões pelas quais eu estou convencido de que sermões expositivos, especificamente através de livros inteiros da Bíblia, são o melhor, mais útil e mais fiel meio para um pastor alimentar seu povo regularmente.  Mas aqui estão algumas razões que parecem continuar surgindo em meio a discussões com pastores não familiarizados com essa abordagem de pregação.

1) Sermões expositivos afirmam a autoridade, o poder e a suficiência das Escrituras.

2) Sermões expositivos ajudam nosso povo a aprender a ler suas Bíblias como deveriam.

3) Os sermões expositivos ajudam a manter um pastor focado na pregação das palavras de Deus em vez de palavras humanas.

Se você é um pastor, não ignore minha exortação para você pregar sermões expositivos como a dieta regular e constante para alimentar o seu povo com a palavra de Deus.  A palavra de Deus dá vida a uma igreja, mas devemos regularmente e fielmente dá-las a eles para que as sementes da palavra caiam em boa terra e deem frutos.  Estou convencido de que a pregação expositiva é a melhor maneira de semear essas sementes.

 

Tradução: João Paulo Aragão da Guia Oliveira.

Revisão: Filipe Castelo Branco.

Fonte: Why do I urge all pastors to preach expository sermons?


Autor: Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering God’s Grace in Times of Illness”, (Prefácio de Mark Dever) e "Test, Train, Affirm, and Send Into Ministry: Recovering the Local Church’s Responsibility to the External Call", (Prefácio de R. Albert Mohler Jr). Brian escreve regularmente no blog Practical Shepherding.

Parceiro: Practical Shepherding

Practical Shepherding
O ministério Practical Shepherding visa equipar pastores e líderes de igrejas nas questões práticas do ministério.

Ministério: Ministério Fiel

Ministério Fiel
Ministério Fiel: Apoiando a Igreja de Deus.

Veja Também

feminilidade

A Feminilidade criada por Deus – Laíse Oliveira #EnsinoFiel 024

Nesta aula, veremos a criação da mulher segundo Gênesis 1 e 2, poderemos entender melhor como e porquê Deus fez a mulher, além de observarmos a sua relação com o homem e com o Criador, refletindo sobre as implicações desta importante narrativa bíblica para a nossa vida diária.