• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Artistas precisam da igreja? (Parte 2)

Mark Altrogge 24 de Abril de 2017 - Vida Cristã

No meu último artigo, mencionei como minha esposa perguntou certa vez a uma jovem moça e música de que igreja sua banda fazia parte, ao que ela respondeu: “Não vamos a uma igreja. A banda é nossa igreja”. Os artistas podem tender a ficar do lado independente, especialmente porque a criação artística é muitas vezes um esforço solo. Como músico e artista, eu poderia facilmente tender a essa direção. Mas como pastor, passei a entender ao longo dos anos como cada crente, especialmente os artistas, desesperadamente precisam e se beneficiam de modo imensurável da igreja. Em meu último artigo, dei 4 razões pelas quais os artistas precisam da igreja, e aqui estão mais cinco:

Os artistas precisam aprender a ser servos

“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4.10).

Muitos artistas sentem que seu dom existe para a auto-expressão ou para obter reconhecimento para si mesmos. Eu aprecio muito Ivan, um membro da nossa igreja que é um pintor e professor de arte que usa seu talento para servir às crianças e pais em nossa igreja. Ele pintou belos, detalhados e divertidos murais de cenas de ilha para a nossa “Ilha das Crianças” — ??macacos usando tapa-olho e espadas, pelicanos com chapéus de pirata entre palmeiras e praias. Eu amo apontar aos convidados o detalhe que ele pintou no olho de uma grande tartaruga. A esposa de Ivan, Gina, também artista, serve os nossos adolescentes transformando nossa igreja para os seus encontros com decorações alegres e coloridas.

Barry, nosso principal guitarrista, toca em duas bandas, onde ele sua o rosto com seus rápidos solos de guitarra. Porém, nas manhãs de domingo, ele fica por trás dos cantores, adorando a Deus com agradáveis toques suaves que complementam os outros músicos, para que produzam canção que ajude a adoração congregacional. Como Ivan, Gina e Barry, os artistas precisam da igreja para que eles possam usar os seus dons para servir aos outros.

Os artistas precisam adorar com outras pessoas

“...falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5.19).

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Colossenses 3.16).

Deus deseja que seu povo o adore reunido. Sim, podemos cantar para Jesus dirigindo em nosso carro ou fazendo uma escultura em nosso estúdio, mas também devemos cantar com outros crentes. Nosso culto com os outros é uma prévia do céu, onde cantaremos a Jesus junto com pessoas de toda tribo, língua e nação. Não há como escapar disso, a vida cristã não deve ser vivida sozinha. Nós a vivemos com nossos irmãos crentes.

Os artistas precisam compartilhar as suas lutas e orar com os outros

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade” (Eclesiastes 4.12).

“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6.2).

Deus não intenciona que vivamos sozinhos. Ele nos dá irmãos e irmãs para que compartilhem nossas lutas e nos  ajudem a carregar nossos fardos. Sim, eu costumo resolver meus desafios artísticos sozinho. Eu não preciso compartilhar com outros que “eu realmente estou lutando para conseguir a sombra certa de laranja cádmio nessa paisagem”. Mas, às vezes, eu preciso pedir que outros orem por mim se eu estou desanimado ou preocupado com um membro da família. E eu preciso ajudar meus irmãos e irmãs a levarem os seus fardos. Lembra-se do filme “O Náufrago”? O personagem principal, Chuck Noland (interpretado por Tom Hanks) encontra-se sozinho em uma ilha após seu avião ter caído no Pacífico. Ele pega uma bola de voleibol Wilson de uma encomenda, a qual tem em si uma impressão de mão feita de sangue, desenha um rosto na bola e começa a falar com ela. Nós simplesmente não somos feitos para viver sozinhos.


Os artistas precisam da igreja para ajudá-los a testemunhar de Cristo

Uma galeria em Pittsburgh contém minhas pinturas. A primeira vez que conheci o proprietário e o gerente, peguei um livro de uma mesa de centro referente às minhas pinturas para que eles o examinassem. Eles me incentivaram sobre o meu trabalho e me perguntaram se eu pintava para me sustentar. Eu lhes disse que eu havia sido um bacharel em artes na faculdade e obtive o meu mestrado em pintura. Depois, disse a eles que eu sou um pastor.

Por alguns segundos, eles pareciam chocados ou perplexos, como se a pintura e a pregação não combinassem. Acho que não se imagina que pastores possam ser artistas. Ao longo dos anos tive algumas oportunidades de compartilhar porções do evangelho com eles. Porém, um dos meus momentos favoritos foi no ano passado, quando eles me concederam graciosamente uma apresentação solo. Muitos dos meus amigos da igreja vieram à abertura. Depois uma das senhoras disse para minha esposa: “Essa foi a minha abertura favorita das que já tivemos, porque todos os seus amigos são muito agradáveis”.

Esse foi o ponto alto do meu dia — saber que meus irmãos e irmãs mostraram àquela mulher o amor de Jesus. Sou muito grato por minha igreja.

Os artistas precisam da igreja! E a igreja precisa dos artistas!

Se você é um músico, um oleiro, um chefe de cozinha, um ator, ou qualquer tipo de artista, espero que esses artigos tenham encorajado você a entrar na igreja. No último artigo, mencionei uma jovem que disse: “Não vamos a uma igreja. A banda é nossa igreja”. Espero que ela esteja amadurecendo em uma igreja agora. Por causa dela e por causa da igreja. Se ela não está, então está perdendo todos os tipos de bênçãos e benefícios, e alguma igreja está perdendo os dons maravilhosos que Deus lhe deu para compartilhar com os outros. Estou certamente feliz de que a banda não é minha igreja. E estou realmente feliz de que minha igreja seja minha igreja!

 

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: WHY ARTISTS NEED THE CHURCH (PART TWO)

Hits: 1185


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Autor Mark Altrogge

Sou pastor na Igreja da Graça em Indiana, PA. Sou casada com Kristi, tenho 5 filhos e um número crescente de netos. Eu escrevi um monte de...



Am I Called?
Parceiro Am I Called?

Toda semana, diversos homens (muitas vezes jovens, mas também de outras faixas etárias) lutam com uma pergunta incômoda. Eles tem sonhos e...

Produtos Relacionados

Não há produto relacionado