• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Dicas para quem pregou um sermão ruim

Brian Croft 19 de Abril de 2017 - Igreja e Ministério

Todo pregador já pregou um sermão ruim. Se você acha que não, então provavelmente já pregou um monte de sermões ruins. Isso acontecerá com todos nós. Às vezes, não será apenas ruim, mas um desastre! Quando um sermão não é bom, a maioria de nós fica muito desanimada, e se o desespero for grande o suficiente, pode nos levar a questionar se devemos continuar a pregar de algum modo. Eu aposto que ninguém consegue superar o desastre do primeiro sermão de John Newton, como ele descreveu para um amigo em uma carta que escreveu no dia seguinte:

Comecei razoavelmente bem, embora com não pouco temor e tremor... Antes de eu falar dez minutos, fui parado como Aníbal nos Alpes[1]. Minhas ideias me abandonaram; escuridão e confusão tomaram o seu lugar. Eu permaneci em um precipício e não conseguia dar um passo adiante. Olhei para as pessoas e elas para mim. Eu não conseguia falar nem mais uma palavra, mas fui forçado a descer e deixar o povo, alguns sorriam, alguns choravam. Meu orgulho e autossuficiência foram inteiramente mortificados.

Imagine se John Newton, um dos mais célebres pastores, pregadores, compositores de hinos e escritores de cartas nos últimos 400 anos, considerasse aquele sermão ruim como confirmação de que ele não deveria pregar? Quão trágico isso seria? A maioria dos nossos primeiros sermões foi ruim, e a maioria dos pastores “pisa em ovos” mesmo depois de anos de pregação. Tenha coragem, pois o nosso Deus soberano não usa pregadores e sermões perfeitos. Deus usa vasos de barro imperfeitos e quebrados para proclamarem a sua palavra perfeita, e o Espírito trabalha exclusivamente através desse modo. 

Então, se você pregou um sermão ruim recentemente, bem-vindo ao clube. As misericórdias de Deus são novas todas as manhãs, e isso inclui nosso ministério de pregação. Aceite a sua falha e necessidade de crescer. Confie que você não arruinou a sua igreja por causa de um sermão ruim (ou vários desse tipo). Permita que a graça de Deus em Cristo o levante e o ajude a estar preparado para o próximo domingo. Deus usou John Newton de maneiras surpreendentes, apesar daquela terrível experiência, e ele continuará a usar você em seu ministério.

Se você está apenas avaliando os seus dons para pregar, aceite qualquer oportunidade que você tiver para pregar e ouça o feedback dos outros. Mesmo que seja difícil ouvi-lo, Deus o usará para ajudá-lo a crescer. Newton não permitiu que um sermão realmente ruim o fizesse desistir. Tampouco você deveria.

 

#1: A travessia dos Alpes foi um dos primeiros eventos da Segunda Guerra Púnica (218 a.C. – 201 a.C.), um período de quase duas décadas de hostilidades entre a República Romana e Cartago, cujo principal general era Aníbal. A longa marcha começou em maio de 218 a.C. No meio do caminho, os cartagineses perderam aproximadamente 11 mil homens em conflitos com tribos hostis. Mesmo assim, Aníbal e seus homens chegaram ao sopé dos Alpes em meados de outubro, perto do início do inverno europeu.

 

Tradução: Camila Rebeca Teixeira

Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva

Original: What if I preach a bad sermon?

Hits: 1567


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Brian Croft
Autor Brian Croft

Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele também é autor de "Visit the Sick: Ministering...



Practical Shepherding
Parceiro Practical Shepherding

O ministério Practical Shepherding fornece conteúdo centrado no evangelho que visa equipar pastores e líderes nas questões práticas...