• Envie para um amigo

    Favor Preencher
    Favor Preencher
    Insira um Email Válido
Artigo

Como promover discipulado entre mulheres de diferentes idades

Leeann Stiles 04 de Janeiro de 2017 - Práticas da Igreja

Por que as mulheres mais velhas e mais jovens da igreja devem fazer amizade e criar relacionamentos de discipulado? Nossas vidas são ocupadas, afinal de contas, e é bem mais tranquilo passar tempo com aquelas que são da nossa própria idade. Além disso, podemos nos perguntar que conhecimento ou incentivo teríamos a oferecer umas as outras. Talvez nós desejemos tais relacionamentos, mas achamos difícil desenvolvê-los.

Muitas mulheres estão perguntando a respeito de orientação e discipulado entre as mulheres na igreja.

Buscando a visão

Deixe-me compartilhar sobre uma visita à minha amiga Kristie. Ela me convidou para um chá de mulheres que ela e várias outras mulheres tinham organizado para a sua congregação. Depois de servidas as bebidas, a anfitriã pediu a várias participantes para contar testemunhos sobre a fidelidade de Deus. As histórias eram pessoais e comoventes. As mulheres mais velhas descobriram quão profundamente suas histórias encorajaram as mulheres mais jovens. Conexões foram feitas naquele dia, e amizades continuaram a se desenvolver.

E havia também Sneha, que queria aprender sobre como discipular mulheres mais jovens, mas não sabia por onde começar. Então, ela me convidou para se juntar a ela num encontro com uma nova cristã. Todos os sábados durante vários meses nós três estudamos a Bíblia, oramos e falamos sobre o chamado de Deus para nossas vidas. Sneha pegou a visão de discipular mulheres com a Palavra de Deus e agora ela se encontra com várias mulheres toda semana.

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento nos instruem a investir em tais relacionamentos. As gerações mais velhas são chamadas a passar adiante histórias sobre a fidelidade de Deus e os desafios sobre apegar-se ao evangelho (Deuteronômio 5.11; Salmo 10.2; 2Timóteo 2.2; 4.1-4; 1Timóteo 15) Da mesma forma, as gerações mais velhas precisam de incentivo para perseverar em sua fé (Hebreus 6.11; 2Pedro 3). Tito 2.1-6 não podia ser mais claro: como parte de congregações centradas no evangelho, as mulheres mais velhas devem modelar comportamento reverente e temperado e ensinar virtudes que as mulheres mais jovens precisam conhecer.

Criando uma cultura de discipulado 

Alguns anos atrás, os presbíteros da nossa igreja começaram a conduzir nossa congregação na promoção de uma cultura de discipulado - queríamos amadurecer como corpo de cristãos que se ajuda mutuamente no aprendizado sobre como seguir a Cristo, à luz da sua Palavra. Conforme consideramos como promover este discipulado entre as mulheres, as nossas ideias giraram em torno de três verbos: encorajar, ensinar e modelar.

1. Encorajar 

 Embora a maioria das mulheres cristãs tenha uma idéia do valor das amizades entre gerações, é necessário um pouco mais de estímulo. Nossa igreja simplesmente começou a falar sobre o assunto. Nas reuniões de mulheres nós passamos a reservar um tempo para compartilhar a visão das mais experientes, e a encorajar as mulheres a começar a orar sobre como elas poderiam alcançar umas às outras. Trouxemos à tona o valor dos relacionamentos de discipulado nos estudos bíblicos, nos almoços da igreja, ao responder a perguntas sobre ministérios de mulheres — basicamente utilizamos todas as chances que tivemos. Eventos para mulheres, pequenos grupos e equipes de ministério forneceram oportunidades para conhecer e começar amizades com mulheres de fora dos nossos círculos homogêneos.

Pela graça de Deus, a idéia lentamente pegou. As mulheres mais velhas e as mais jovens começaram a reunir-se — lendo a Palavra de Deus, examinando suas vidas à luz dela, orando para caminhar de acordo com ela.

Nós também tentamos afirmar e apoiar. Nossos pastores e presbíteros trouxeram palavras de encorajamento. Sugerimos bons materiais para leitura e estudo nas reuniões, bem como métodos de entendimento das Escrituras em pares ou em pequenos grupos. Os líderes gentilmente recusaram-se a assumir situações de confusão, aconselhando e orando por aqueles que já estavam envolvidos na resolução.

2. Ensinar

Muitas mulheres sentem que não estão prontas para discipular alguém mais jovem. Isto pode ou não ser verdade. Se somos mais experientes, devemos nos perguntar por que nos sentimos despreparadas. Nós estamos levando o nosso próprio crescimento espiritual a sério? Temos ponderado sobre as maneiras pelas quais Deus tem nos conduzido ao longo dos anos? Estamos nos dedicando ao estudo das Escrituras, à oração, ao aprendizado da teologia, à leitura de bons livros? Se assim for, podemos orar por confiança guiada pelo Espírito para nos abrir e compartilhar um pouco do que temos aprendido. Se não, podemos começar a nos dedicar a crescer em Cristo — não apenas para nosso próprio bem, mas para o crescimento dos que nos rodeiam. Talvez possamos nos ajuntar com uma outra mulher para aconselhar uma mais jovem, como Sneha fez.

Além de incentivar o crescimento pessoal, as igrejas podem oferecer ajuda através do ensino e do treinamento. Nosso pastor, por exemplo, criou três classes de seis semanas para as mulheres - ministradas por mulheres, focando nas disciplinas espirituais, como discipular alguém, e nos versos de Tito 2, especificamente para mulheres. Outros organizaram retiros de mulheres com foco nestes temas. Ensino informal em pares ou em pequenos grupos reforça o que ouvimos em encontros maiores. Pela graça de Deus nós estamos crescendo em nossa determinação e capacidade de fazer o bem, no sentido espiritual, uns para com os outros, ao invés de apenas distribuir uma sabedoria mundana.

3. Modelar

Finalmente, as mulheres precisam ver bons modelos. O mundo que nos rodeia está oferecendo todos os tipos de modelos. Nós, na igreja, então, devemos demonstrar o fruto de piedade em toda uma variedade de chamados, conforme compartilhamos nossas vidas juntos. 

Tenho o privilégio de conhecer mulheres que fazem isso de maneiras maravilhosamente criativas. Eu mencionei Kristie e Sneha. Mas há também minha amiga Joanne, que convidou mulheres recém-casadas ??e jovens mães para uma manhã em uma praia próxima, e usou este tempo para falar de casamento e maternidade. Ela encontrou muitas oportunidades proveitosas para acompanhar essas mulheres individualmente.

Sarah e Joanna reuniram um grupo de meninas da universidade e montaram um painel de mulheres maduras para colocar suas perguntas. Uma animada discussão surgiu, e amizades foram formadas e têm continuado a se desenvolver.

Eu dei apenas alguns exemplos; as possibilidades de fomentar discipulado criativo são infinitas. (Discussões auxiliares e sinceras sobre este assunto podem ser encontradas no capítulo 7 do material do “Ministério de Mulher”, Jovens e Senhoras: Levando Tito a Sério”, por Kristie Anyabwile e Susan Hunt)

Fruto rico

Por que as mulheres mais velhas e mais jovens na igreja devem criar amizades e formar relacionamentos de discipulado? A resposta mais importante é que a Bíblia nos diz para fazermos isso. E à medida que desenvolvemos essas amizades, o fruto é realmente rico.

Através do discipulado passamos adiante a verdade do evangelho, para que as mulheres cheguem à fé e cresçam na fé. Esses relacionamentos testemunham a nós das misericórdias de Deus, que se renovam a cada manhã e a cada geração. Com um pouco de incentivo, um pouco de treinamento, e um número crescente de bons modelos, a igreja de Jesus será cheia de mulheres a discipular outras mulheres, para servi-lo fielmente em todos os chamados de nossas vidas. 

 

Nota do Editor: Este artigo faz parte de uma série que aborda questões específicas relacionadas com o ministério entre as mulheres através da igreja local. Confira também o livro “Ministério de Mulheres: Amando e Servindo a Igreja por meio da Palavra” (Editora Fiel). Este livro apresenta uma visão para o ministério entre as mulheres que é fundamentada na Palavra de Deus, cresce no contexto do corpo de Cristo e tem como objetivo a glória do Filho de Deus.

Tradução: Ethel Friggi

Original: How to Promote Intergenerational Discipleship Among Women

Hits: 5911


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.

Receba nossas Notificações



Leeann Stiles
Autor Leeann Stiles

Leeann Stiles tem trabalhado ativamente em diversos ministérios ao longo dos últimos 30 anos, desde dirigindo breves viagens missionários...



The Gospel Coalition
Parceiro The Gospel Coalition

O Ministério The Gospel Coalition (TGC) é uma comunidade de igrejas evangélicas, profundamente comprometidas com a renovação da...

Produtos Relacionados